HORÁRIOS:

Importante: Algumas turmas podem ter lista de espera em função da procura pelas aulas.

3ª Feira e 5ª Feira | 16h as 18h | A partir de 14 anos


Faixa Etária: SUB-17 (Nascidos em 99/00/01 e 02)

Inscrições:

  • PESSOALMENTE no DEPARTAMENTO de ESPORTES (portaria)

Quem deve praticar?

Todos podem jogar basquete! Aquela conversa de que precisa ser alto só serve para quem quer ser profissional. Aliás, se a intenção for essa, é bom começar cedo, por volta dos 10 ou 12 anos de idade. Mas é importante lembrar que força e velocidade são tão importantes quanto a altura.

Cuidados: com relação à vestimenta, usar meias grossas, tênis com boa absorção de impacto e roupas folgadas, que facilitem os movimentos.

Vantagens:

  • Fisicamente, o basquete é um esporte bastante completo, que exige grande capacidade de explosão física e também de força muscular. Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço.

  • Psicologicamente, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.

Período mínimo para fazer efeito:

Se praticado com freqüência, o basquete dá resultado rápido, tanto em relação à perda de gordura quanto ao ganho muscular. O aprendizado dos movimentos do basquete pode levar de três a seis meses (já a preparação de um jogador profissional leva, em média, três anos).

Gasto calórico médio:

Depende muito do tempo e do ritmo do jogo de cada um. Mas, como o basquete é um ótimo exercício aeróbico, o gasto é grande, podendo ficar em torno de 500 a 800 kcal em uma hora.

Riscos:

O maior risco para os jogadores de basquete são as lesões nas extremidades, como tornozelos e pontas dos dedos, mas também nos joelhos, ombros e cotovelos.

Como o basquete é um esporte muito movimentado e de grande explosão física, os sedentários correm o risco de, sem preparo, sofrerem distensões musculares ou paradas cardíacas.

0"blockquote>

comunicados importantes